Para criar seus
próprios jogos de alvo, as crianças precisam saber planejar, escolher os
materiais utilizados e discutir as normas da partida
Jogos são essenciais na Educação
Infantil por desenvolverem a autonomia e a sociabilidade dos pequenos. A
atividade faz com que eles se relacionem uns com os outros e aprendam a esperar
a vez e cumprir regras. E tão importante quanto jogar é o professor propor a
criação dessas brincadeiras pela garotada, o que inclui trabalhar nas regras,
nas peças, no suporte e no acabamento, escolhendo como revestir ou pintar. Com
isso, você ajuda a turma a desenvolver várias habilidades, como tomar decisões
e exercitar a imaginação, com a vantagem de aprimorar a coordenação motora e a
capacidade de transformar objetos. "As crianças conseguem inventar
materiais desafiadores, apropriados à sua inteligência. Como gostam de ficar
mentalmente ativas, elas não continuam jogos que se tornam muito fáceis ou não
funcionam", escreve a pesquisadora norte-americana Constance Kamii no
livro Jogos em Grupo na Educação Infantil.
Além de divertidas, essas situações são proveitosas quando feitas com a intencionalidade do educador. Por isso, tenha claro: qual é o seu objetivo? O que as crianças vão aprender? Quais encaminhamentos devem ser feitos? É necessário preparar materiais?
Para as crianças aprenderem a elaborar jogos, inicialmente precisam ter contato com eles. Uma opção interessante são os jogos de alvo, como boliche, bilhar, bola de gude e argola. Eles favorecem a estruturação do espaço, já que exigem conseguir acertar a mira ajustando a força à distância. Se a opção for outros jogos em grupo, como os de esconder, de corrida, de perseguição, de descoberta, de cartas ou de tabuleiro, apresente outras referências. Sabendo das diferentes possibilidades, os pequenos prestam atenção em como funcionam, o que é mais desafiador ou mais agrada, e utilizam essas ideias no momento da construção de seus novos jogos.
Passo a passo para
ensinar as crianças a criar jogos
PREPARO DO MATERIAL Escolher as cores, decidir a
quantidade de água e fabricar a bola é função de professor e crianças
Um bom trabalho
exige materiais variados: tampinhas de garrafa, papelão, botões, fita crepe,
bolinhas de gude ou borracha, barbante, elástico, cola, arame, tesoura, tinta,
giz de cera, sementes, retalhos de madeira, adesivos e pedrinhas são só algumas
das opções. Tendo os itens selecionados, prepare o ambiente de trabalho:
organize-os em caixas e deixe-os ao alcance dos pequenos.
Em seguida, peça que os participantes façam um esboço com papel e lápis do jogo que desejam construir e apresentem suas ideias aos colegas. A intenção é que pensem nos prós e contras daquilo que projetaram para alcançar um resultado melhor. Fique atento para dar voz aos que tenham dificuldade de se impor. "As contribuições talvez sejam caóticas por alguns instantes, mas o professor pode aprimorá-las", diz Adriana Klisys, diretora da empresa de consultoria em Educação Caleidoscópio Brincadeira e Arte, em São Paulo. Outra etapa essencial do trabalho é a elaboração das regras. Elas podem ser criadas aos poucos, durante as discussões, já que são o resultado de uma construção permanente (leia o projeto didático).
Em seguida, peça que os participantes façam um esboço com papel e lápis do jogo que desejam construir e apresentem suas ideias aos colegas. A intenção é que pensem nos prós e contras daquilo que projetaram para alcançar um resultado melhor. Fique atento para dar voz aos que tenham dificuldade de se impor. "As contribuições talvez sejam caóticas por alguns instantes, mas o professor pode aprimorá-las", diz Adriana Klisys, diretora da empresa de consultoria em Educação Caleidoscópio Brincadeira e Arte, em São Paulo. Outra etapa essencial do trabalho é a elaboração das regras. Elas podem ser criadas aos poucos, durante as discussões, já que são o resultado de uma construção permanente (leia o projeto didático).
REGISTRO NO QUADRO Enquanto alguns jogam, outros ficam responsáveis por anotar a pontuação no quadro
Na turma de
Cristiane Ferreira da Silva, da Creche Idalina Ochôa, em Florianópolis, as
crianças de 5 anos tiveram de quebrar a cabeça para fazer um jogo de boliche.
Para deixá-lo bonito e funcional, elas preencheram garrafas plásticas de
refrigerante com água e guache. Para fabricar a bola, usaram jornal, cola e
fita adesiva. "Quando tudo estava pronto, tivemos uma surpresa: as
garrafas pesavam demais e a bola não conseguia derrubá-las", conta
Cristiane. Começaram inúmeros testes, enchendo e esvaziando garrafas,
diminuindo a distância entre o participante e o alvo e aumentando o peso da
bola. E o jogo, enfim, deu certo. A garrafa foi preenchida até a metade, a bola
de jornal foi recheada com uma pedra e pronto: com um pouco de mira, os pinos
foram derrubados e as crianças se alvoroçaram. O planejamento da professora
precisou incluir também o tempo gasto com o acabamento: as crianças adoram essa
etapa e é ótimo que deixem o jogo atraente e imprimam uma marca autoral. Elas
se sentem protagonistas do trabalho e reconhecem os cuidados que tiveram. Para
Adriana, as crianças passam a se enxergar produtoras de cultura, e não
meramente consumidoras. "Se até poucos anos atrás era comum os pequenos
fabricarem seus próprios brinquedos, hoje não é. Embora existam muita variedade
e opções à venda com preços acessíveis, o comprar e o criar podem andar
juntos", diz a especialista.
WWW.revistanovaescola.com.br
Reportagem sugerida por 1 leitora: Patricia da Silva Gomes Souza, São Paulo, SP
Quer saber mais?
CONTATOS
Adriana Klisys
Creche Idalina Ochôa, tel. (48) 3236-2646
BIBLIOGRAFIA
Ciência, Arte, Jogo: Projetos e Atividades Lúdicas na Educação Infantil, Adriana Klisys, 160 págs.,
Ed. Peirópolis, tel. (11) 3816-0699, 46 reais
Jogos em Grupo na Educação Infantil, Constance Kamii e Rheta DeVries, 385 págs., Ed. Artmed,
tel. 0800-703-3444,
Adriana Klisys
Creche Idalina Ochôa, tel. (48) 3236-2646
BIBLIOGRAFIA
Ciência, Arte, Jogo: Projetos e Atividades Lúdicas na Educação Infantil, Adriana Klisys, 160 págs.,
Ed. Peirópolis, tel. (11) 3816-0699, 46 reais
Jogos em Grupo na Educação Infantil, Constance Kamii e Rheta DeVries, 385 págs., Ed. Artmed,
tel. 0800-703-3444,
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