Ábaco para subtrair
Ponto
de partida
Objetivo
A utilização do ábaco para fixar
conceitos matemáticos. Reforçar a idéia de que a subtração não é uma operação
complicada, mas somente a operação inversa à adição.
Estratégia
1) Enfatizar que, por exemplo, 123 é
igual a 100 (centena) + 20 (dezena) + 3 (unidade), utilizando o posicional do
ábaco;
2) Mostrar que, a cada unidade
subtraída que alcança ou ultrapassa a dezena, empresta-se uma conta no palito
do ábaco das dezenas;
3) Induzir, lentamente, a noção:
"empresta um".
Atividades
1) Estudar a técnica do site acima
para repassá-la aos alunos;
2) Utilizar o ábaco como ferramenta
para melhorar a agilidade mental e o raciocínio lógico dos estudantes.
Sugestões
O professor pode contar à turma que
alunos muito bem treinados no ábaco conseguem fazer contas mais rápido do que
alunos utilizando máquinas de calcular. Há, na internet, vários programas
gratuitos de computador para a utilização dos ábacos.
Ábaco Aberto
Objetivos
· Desenvolver o conceito de ordem principal dos
números.
· Leitura dos números até a dezena de milhar.
· Realizar a composição e decomposição dos números.
Materiais
· Caderno, lápis e borracha.
· Ábaco
Desenvolvimento
Colocar o ábaco sobre a carteira dos alunos, deixar que os alunos conheçam o
material, façam contagem, separem a cor e etc.
Depois
vem a explicação do professor sobre a ordem das unidades, dezenas, centenas,
unidades de milhar e o posicionamento das peças do ábaco.
Após a explicação a professora deve explicar a atividades a ser desenvolvida, onde
o professor irá ditar alguns números e o aluno irá fazer a decomposição no
ábaco. Após a atividade o professor pedirá para que os alunos façam a leitura
do numero e registrem no caderno.
Referencias
Adorei a atividade, vou fazer com meus alunos. Obrigada
ResponderExcluir