segunda-feira, 6 de outubro de 2014

PLANO DE AULA-ÁBACO

Ábaco para subtrair
Ponto de partida

Objetivo
A utilização do ábaco para fixar conceitos matemáticos. Reforçar a idéia de que a subtração não é uma operação complicada, mas somente a operação inversa à adição.
Estratégia
1) Enfatizar que, por exemplo, 123 é igual a 100 (centena) + 20 (dezena) + 3 (unidade), utilizando o posicional do ábaco;
2) Mostrar que, a cada unidade subtraída que alcança ou ultrapassa a dezena, empresta-se uma conta no palito do ábaco das dezenas;
3) Induzir, lentamente, a noção: "empresta um".
Atividades
1) Estudar a técnica do site acima para repassá-la aos alunos;
2) Utilizar o ábaco como ferramenta para melhorar a agilidade mental e o raciocínio lógico dos estudantes.
Sugestões
O professor pode contar à turma que alunos muito bem treinados no ábaco conseguem fazer contas mais rápido do que alunos utilizando máquinas de calcular. Há, na internet, vários programas gratuitos de computador para a utilização dos ábacos.

Ábaco Aberto

Objetivos
·         Desenvolver o conceito de ordem principal dos números.
·         Leitura dos números até a dezena de milhar.
·         Realizar a composição e decomposição dos números.

Materiais
·         Caderno, lápis e borracha.
·         Ábaco

Desenvolvimento
            Colocar o ábaco sobre a carteira dos alunos, deixar que os alunos conheçam o material, façam contagem, separem a cor e etc.
Depois vem a explicação do professor sobre a ordem das unidades, dezenas, centenas, unidades de milhar e o posicionamento das peças do ábaco.

            Após a explicação a professora deve explicar a atividades a ser desenvolvida, onde o professor irá ditar alguns números e o aluno irá fazer a decomposição no ábaco. Após a atividade o professor pedirá para que os alunos façam a leitura do numero e registrem no caderno.



Referencias


Um comentário: