segunda-feira, 6 de outubro de 2014

PLANO DE AULA-ÁBACO

Ábaco para subtrair
Ponto de partida

Objetivo
A utilização do ábaco para fixar conceitos matemáticos. Reforçar a idéia de que a subtração não é uma operação complicada, mas somente a operação inversa à adição.
Estratégia
1) Enfatizar que, por exemplo, 123 é igual a 100 (centena) + 20 (dezena) + 3 (unidade), utilizando o posicional do ábaco;
2) Mostrar que, a cada unidade subtraída que alcança ou ultrapassa a dezena, empresta-se uma conta no palito do ábaco das dezenas;
3) Induzir, lentamente, a noção: "empresta um".
Atividades
1) Estudar a técnica do site acima para repassá-la aos alunos;
2) Utilizar o ábaco como ferramenta para melhorar a agilidade mental e o raciocínio lógico dos estudantes.
Sugestões
O professor pode contar à turma que alunos muito bem treinados no ábaco conseguem fazer contas mais rápido do que alunos utilizando máquinas de calcular. Há, na internet, vários programas gratuitos de computador para a utilização dos ábacos.

Ábaco Aberto

Objetivos
·         Desenvolver o conceito de ordem principal dos números.
·         Leitura dos números até a dezena de milhar.
·         Realizar a composição e decomposição dos números.

Materiais
·         Caderno, lápis e borracha.
·         Ábaco

Desenvolvimento
            Colocar o ábaco sobre a carteira dos alunos, deixar que os alunos conheçam o material, façam contagem, separem a cor e etc.
Depois vem a explicação do professor sobre a ordem das unidades, dezenas, centenas, unidades de milhar e o posicionamento das peças do ábaco.

            Após a explicação a professora deve explicar a atividades a ser desenvolvida, onde o professor irá ditar alguns números e o aluno irá fazer a decomposição no ábaco. Após a atividade o professor pedirá para que os alunos façam a leitura do numero e registrem no caderno.



Referencias


sábado, 4 de outubro de 2014

Ábaco

O ábaco é um instrumento da Idade Média usado pelos romanos para auxiliar a realização de cálculos.






Os avanços tecnológicos contribuíram para o dinamismo da Matemática, cálculos complexos são solucionados em questão de segundos com a ajuda de computadores e softwares matemáticos desenvolvidos pelo homem. Meros objetos como a calculadora estão presentes no cotidiano das pessoas, auxiliando as operações básicas: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.
As linhas da história são preenchidas com diversas descobertas no intuito de dinamizar os estudos matemáticos. O ábaco é considerado uma dessas descobertas, existem relatos que os babilônios utilizavam um ábaco construído em pedra lisa por volta de 2400 a.C., os indícios do uso do ábaco na Índia, Mesopotâmia, Grécia e Egito são contundentes. O seu surgimento está ligado ao desenvolvimento dos conceitos de contagem.
Na Idade Média o ábaco era usado pelos romanos para a realização de cálculos. A utilização do instrumento por parte dos chineses e japoneses foi de grande importância para o seu desenvolvimento e aperfeiçoamento.
O ábaco é um objeto de madeira retangular com bastões na posição horizontal, eles representam as posições das casas decimais (unidade, dezena, centena, milhar, unidades de milhar, dezenas de milhar, centenas de milhar, unidades de milhão), cada bastão é composto por dez “bolinhas”. As operações são efetuadas de acordo com o sistema posicional, o ábaco não resolve os cálculos, ele simplesmente contribui na memorização das casas posicionais enquanto os cálculos são feitos mentalmente.
A apreensão deste princípio posicional, através do manuseio do ábaco, pode ajudar o educando a perceber melhor o sistema de numeração e suas técnicas operatórias, tornando uma ferramenta imprescindível no ensino da contagem e das operações básicas na educação fundamental.
Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

http://www.brasilescola.com/matematica/o-abaco.htm